quinta-feira, 23 de julho de 2015

Como Samuel voltou dos mortos se Deus não permite isso.



             
        
          A bíblia descreve em 1 Samuel 28.13,14 um episódio digno de figurar em filmes de terror. O rei Saul encontrava-se desesperado pois os filisteus estavam prestes a desencadear uma guerra. Era costume entre o reis consultar suas divindades antes de empreenderem uma batalha. Saul desejava saber qual seriam suas chances de sucesso mas estava impossibilitado de descobrir porque o profeta Samuel estava morto (os profetas tinham o papel de comunicar ao povo a vontade de Deus).

         Saul consultou uma bruxa para que esta trouxesse Samuel dos mortos. E ela de fato conseguiu. A pergunta então seria? Os mortos podem retornar para se comunicar com os vivos? A Bíblia contém práticas do espiritismo?

         O tema é bastante polêmico. Trago aqui duas possíveis respostas para o ocorrido. A primeira é a clássica tese de que quem apareceu a Saul foi um espírito enganador e não Samuel, pois Deus não permite o retorno da eternidade. Lembre-se da parábola do rico e do Lázaro em Lucas 16.19-31. O rico desejou avisar sua família do sofrimento do inferno porém foi impossibilitado por Deus. Outra tese é a de que o evento trata-se de uma exceção à regra. Vemos isso ocorrer em outros episódios bíblicos. Por exemplo: Bate-Seba cometeu adultério com Davi e deveria ser morta (regra), porém Deus permitiu que vivesse (exceção). Samuel realmente teria retornado pois a bíblia não menciona se tratar de um espírito enganador nem no texto original nem no traduzido.

Siga-nos em nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/fedinamica

Nenhum comentário:

Postar um comentário